Todo ano, toda escola, todo mês, toda classe, todo dia, todo aluno, tudo muda o tempo todo. E se não mudarmos também, se não acompanharmos as mudanças e nos inserirmos nelas, o mundo nos mudará assim mesmo e nos tornará ultrapassados e obsoletos. É nesse mundo sempre novo e diferente, onde os problemas já não podem ser apenas obstáculos a nos deterem, mas antes de tudo desafios a serem superados, é que ensinar passa a ser uma arte: a arte de estar sempre aprendendo.


terça-feira, 12 de junho de 2012

HOMENAGEM DOS ALUNOS DO 5ºA.E.À CIDADE DE SUMIDOURO PELOS SEUS 122 ANOS.


Sumidouro é lindo
Tem um rio chamado Paquequer.
Tem lindas flores
E também muita mulher.
Tem uma igreja,
Com muitas pessoas rezando.
Na praça um grande pé de cereja,
Com crianças brincando
E pessoas bebendo cerveja.
Minha grande cidade,
Cabe num só pomar.
Tem muita árvore gigante
E muito lugar para se sonhar.
A praça é um lugar de brincar
Não podemos sujar,
Porque  de sumidouro
Temos que cuidar.
Sumidouro foi um lugar
De pousada para tropeiro,
Mas hoje é moradia
De quem trabalha o dia inteiro.
A cachoeira é um lugar
Pra gente se molhar.
Lá tem muita pedra
Pra gente pular.
Enfim, Sumidouro é uma cidade
Boa pra se viver
Como diz o ditado: Com mente de avô
Sempre tem o que aprender.
                           Marco Antônio 
SUMIDOURO
A cidade de Sumidouro
É a cidade do respeito
A cidade do ouro
Que mora no meu peito
Onde a dor termina,
Onde o racismo acaba
Onde ninguém rouba
Mas também não tem estradas.
A cidade tem plantação
A cidade tem união
A cidade é de bom coração
A cidade é do povão.
Onde o preconceito termina
Onde  o amor predomina.
                           Luiz Otávio
Sumidouro
Eu moro em uma cidade
Que se chama Sumidouro
Eu lembro daqueles tempos
Do garimpo e do ouro.
Sumidouro faz parte
Da nossa história.
Da tribo tupi-guarani
Nasceu Peri
Que se casou com Ceci.
Sumidouro cidade paraíso
De matas e belos campos
E de um tesouro precioso
Que nem é prata nem é ouro,
Mas é o coração de um povo valente
Que engrandece a nossa gente
Sumidouro de cachoeiras e cascatas
De igrejas e belas praças,
Belas mulheres, brancas, negras e mulatas.
E da bela duas irmãs
Que pelos visitantes são invejadas.
                                                 Mikaeli
 Cidadezinha
Sumidouro, cidadezinha
Cheia de graça e de prata
Tão pequena que causa graça
Com seus cavalos pastando na praça
E suas casas pequeninas na estrada.
Sumidouro aqui, toda vida  irei morar.
Cidadezinha pequena e cheia de graça
Meu coração veio habitar
Nuvens que vem,
 Nuvens que vão.
Pássaros que chegam,
Pássaros que vão,
Outros se aninhando
Esperando o verão.
                                              Bruna
Sumidouro
Eu gosto de Sumidouro
Porque tem um rio chamado Paquequer
Tem muitos tesouros em
Suas cavernas,
Que não são modernas
Onde vive gente palerma.
Em Sumidouro tem muitas cachoeiras
E se banhando nelas as macumbeiras
Balançando suas bandeiras.
Nas Duas Irmãs
Eu vejo muitas rãs
Aí eu saio distribuindo maçãs
Para minhas irmãs.
Cecí e Peri tinham um quati
Que comia caqui.
E na praça tem uma palhaça
Bebendo vinho na taça
Fazendo graça.
                        Welerson


 Cidade bela
A minha cidade é bela
Chamada Sumidouro
Com seu rio Paquequer
Cheio de maravilhas
Que para mim parece ouro.
Sou um pequeno mosqueteiro
Que vive nessa bela cidade
Não pretendo que minha trajetória aqui
Passe rápido como um motoqueiro
Pois gosto dessa simplicidade.
Tenho orgulho de erguer minha bandeira
Pretendo fazer o melhor para essa nação
Preservando nossos bens que não
Se acabam na poeira desse chão
Mas que acende a fogueira
Do meu coração.
Gosto muito das cachoeiras
Com suas lindas águas claras
Sua beleza
Dá sensação
De que ao descer suas corredeiras
Viro rei do sertão.
A pedra das Duas Irmãs
Tem destaque na sua formação
Mas perante os meus sentimentos
Despertam grande emoção.
Sumidouro é uma cidade simples e acolhedora
Que tem grande importância para mim
Pois pretendo ser uma pessoa trabalhadora
Para que outros sigam meu exemplo assim.
                                                  Dario
 Morada
Moro em Sumidouro
Meu pequeno tesouro
A cidade que mora em meu coração,
Em cada canto há união.
Aonde vou morar
E meu filho criar.
Sumidouro
Uma cidade de felicidade
Um lugar que é cercado de ouro
Nunca vou te esquecer Sumidouro.
Terra de gente valente,
Acolhedora e contente
Minha cidade pequena
Que não sai do coração da gente.
                                                   Ana Clara.


AS MARAVILHAS DE SUMIDOURO
Eu moro em Sumidouro,
Cidade que é um tesouro
E que para mim
Vale mais do que ouro.
Aqui tem um rio
Belo como uma mulher
Suas águas vão fazendo corredeiras
Com orgulho tem o nome de PAQUEQUER.
No centro da cidade
Não há quem não veja
Linda e majestosa
É a nossa igreja.
Todos os domingos
Eu vou à praça
Brinco com meus amigos
E faço graça
Mas eu gosto mesmo é de comer massa.
Os antigos
Contam a lenda de Ceci e Peri
Que eram índios da tribo tupi guarani.
Os índios viviam nas cavernas
Não sabiam nada da vida moderna
E nem por isso eram  palermas.
Um ponto turístico
É a Pedra das Duas Irmãs
Um lugar lindo,
Com muitas rãs,
Onde eu gosto de ir,
Com minhas irmãs.
E por fim a mais bela cachoeira
Que forma cascatas
E belas corredeiras
E está presente
No escudo da bandeira.
                                             Luiz Miguel
 Sumidouro
Sumidouro terra querida
Sumidouro da minha vida
Sumidouro dos tomates
Das hortaliças e dos caquis.
Sumidouro da pecuária
Agricultura
Festas folclóricas
Festa de nossa Senhora
Sumidouro de gente humilde e esquisita.
Sumidouro das pedras,
Das montanhas,
Dos rios, cachoeiras e cascatas.
Sumidouro de todas as raças
Brancos, morenos, loiros e mulatas.
Sumidouro da minha vida
Eu amo minha terra querida.
Camila

        





Nenhum comentário:

Postar um comentário