Todo ano, toda escola, todo mês, toda classe, todo dia, todo aluno, tudo muda o tempo todo. E se não mudarmos também, se não acompanharmos as mudanças e nos inserirmos nelas, o mundo nos mudará assim mesmo e nos tornará ultrapassados e obsoletos. É nesse mundo sempre novo e diferente, onde os problemas já não podem ser apenas obstáculos a nos deterem, mas antes de tudo desafios a serem superados, é que ensinar passa a ser uma arte: a arte de estar sempre aprendendo.


quinta-feira, 14 de julho de 2011

ALUNOS DO 2º A.E. PROFESSORA JEANETE EVANGELISTA.

"Ler não deve ser ato solitário". A leitura precisa ser uma experiência partilhada na escola e em casa, para ser capaz de contagiar e formar novos leitores.


segunda-feira, 11 de julho de 2011

INDIGNAÇÃO COM A SUJEIRA DEPOSITADA NO PÁTIO DA ESCOLA.ALUNOS DO 5º a.e. E PROFESSORA ENTREGAM OFÍCIO AO SECRETÁRIO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE SRº LANDIRLEI DA SILVA GOMES.

OFÍCIO ENTREGUE AO SECRETÁRIO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE .



 PREFEITURA MUNICIPAL DE SUMIDOURO
                               SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
                            ESCOLA ESTADUAL MUNICIPALIZADA CATHARINA SCHWENCK


Ofício nº  01/2011                                                                                 Sumidouro, 20 de junho de 2011.

DOS ALUNOS DO 5º ANO ESCOLAR
PARA O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE    
          
               Senhor Secretário,
            Vimos pelo presente, solicitar a Vossa Senhoria ajuda para valorizar, modificar e preservar o meio ambiente desta  escola,também sede da Secretaria  Municipal de Agricultura e Meio ambiente.
            Esta é uma escola que tem servido de depósito de madeiras, carros velhos e caminhões, roupas de doações, paralelos, saibro (ou barro) e lixo das enchentes de janeiro. Lixo este que trouxe ratos, baratas e mosquitos, nos obrigando a conviver  com o mau cheiro e a possibilidade de contrair  doenças.
             Aprendemos que dia 05 de junho se comemora O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, gostaríamos que  em comemoração a esse dia, fosse   retirado do nosso pátio, toda  sujeira, materiais e matos que denigrem a imagem não só da escola, mas desta  Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a qual deveria ser a responsável maior pelo zêlo e cuidado do meio em que estamos inseridos.
           Podemos e devemos transformar o mundo, depende da vontade e do interesse de cada um. E o nosso interesse vai além da Exposição Agropecuária que é realizada aqui e que para tanto a escola é usada até como depósito de bebidas, indo contra todos os princípios e valores ensinados nesta Instituição.
       Sendo assim, gostaríamos de nos  colocar à disposição, para  realizarmos um projeto de valorização,limpeza e preservação do meio em  que estamos inseridos, Escola e Secretaria, a fim de não só ensinar a preservar o Patrimônio Público, como valorizar   e entender que a RESPONSABILIDADE AMBIENTAL  é de todos .
“A EDUCAÇÃO não transforma o mundo, a Educação muda pessoas. E pessoas transformam o mundo”, Paulo Freire.
            Na certeza de poder contar com as atenções e providências que se fazem necessárias, subscrevemo-nos,
              Atenciosamente,
Alunos do 5º A.E.da Escola E.Municipalizada Catharina Schwenck e Professora.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES DO 2º BIMESTRE.


      Ser um frequentador assíduo das reuniões escolares é um excelente começo. Quer ver?
O professor do seu filho conhece suas expectativas em relação ao trabalho dele? E você: sabe exatamente como é o dia-a-dia da criança na escola? Sabe como ela se relaciona com o professor e os colegas? Se você
frequenta as reuniões de pais e mestres e mantém um diálogo constante com os profissionais que cuidam da educação do seu filho, provavelmente deve estar com todas essas questões esclarecidas e, portanto, sentindo-se mais seguro.
A reunião de pais e mestres não é um mero evento protocolar, que a escola organiza com o objetivo de dar algumas satisfações aos pais. “O objetivo das reuniões é compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno”. Afinal, a relação entre a escola e os pais deve ser de parceria. As reuniões têm um grande poder de aproximar famílias e escolas.
"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores."
(
Dean William R. Inge)
       "EDUCAI AS CRIANÇAS E NÃO SERÁ NECESSÁRIO PUNIR OS HOMENS"  Pitágoras.